domingo, 30 de abril de 2017

Travessia MAYLASK A MAYRYNK - Expedição Ferroviária - 28/04/2017

MAYLASK A MAYRYNK  - 15km
A ESTAÇÃO: Inaugurada como "km 56" em 1897 (segundo o relatório da EFS para esse ano), a estação foi logo depois nomeada como Pinheirinhos, e a partir de 10/07/1916 recebeu o nome de Mailasky, um dos fundadores e primeiro presidente da Sorocabana. Aparece em algumas fontes como tendo sido inaugurada em 1875, no início das atividades da linha, mas isso não parece correto.
Segundo se conta, o nome do fundador teria sido dado por ser esta estação, na época, a mais alta das linhas dessa ferrovia. Com isso, o húngaro Mailasky foi homenageado pelo "ponto alto".
Em 1906, as primeiras modificações: "Reconhecida a conveniência de preparar o tronco da Sorocabana para o grande aumento de trafego que lhe está assegurado, foram estudadas diversas modificações no traçado, com o fim de suprimir as curvas de pequeno raio existentes em grande escala. Aceitos os projetos, tem sido o serviço levado a efeito aos poucos, de maneira a não perturbar a regularidade dos transportes e boa conservação da via permanente. 
"Maylaski era a estação onde os trens de carga dobravam a lotação no sentido capital pois o trecho era em declive e de Amador Bueno em diante era horizontal" (Antonio Carlos Rodrigues, 20/10/2015).
A CPTM, real detentora da concessão insiste em não levar seus trens até Mairinque (trecho onde está Maylaski), o mato já tomou conta dos trilhos.
NO CAMINHO A NATUREZA FAZ UM ESPETÁCULO COM UMA FLORA INCRÍVEL, FLORES QUE EU NUNCA HAVIA VISTO, MUITAS ARANHAS. E O OUTRO LADO DA "MOEDA": A DESTRUIÇÃO QUE O SER HUMANO FAZ, MUITO LIXO NO CAMINHO.
MAS PREFIRO MOSTRAR IMAGEM AQUI SOMENTE DA BELEZA ENCONTRADA!!!